domingo, 17 de agosto de 2008

1968


Como nossos pais?!

"De onde surgiram inspiração e fôlego para tanta movimentação reunida num só ano? O fato é que, em um determinado momento, alguém não se conformou e escreveu em letras firmes num muro de Paris: “Seja realista, exija o impossível” [Trecho da apresentação de "1968, eles só queriam mudar o mundo"]


2008, 40 anos depois das grandes revoluções, uma pergunta vem à cabeça: Onde foi parar o espírito revolucionário que marcou tanto os jovens daquela época?! Afinal, alguns deles são os nossos pais...

É estranho pensar que o engravatado que chega do trabalho reclamando do chefe, há quarenta anos era um cabeludo que detestava regras e fazia barulho contra o que não concordava...

Universidades, muros, ruas e avenidas de todo o mundo viram do que aquela geração era capaz. Ao som do Rock de Janis Joplin, Jimi Hendrix, Beatles, Jim Morrison, Bob Dylan,1968 foi um furacão juvenil,que varreu o mundo em todas as direções tão loucamente que nem eles mesmos sabiam o que queriam..bastava saber o que não queriam!

O Rock era o som! Um dos meios fundamentais para os jovens expressarem suas alegrias e tristezas, angústias e revoltas, protestos e esperanças no futuro. Janis Joplin, Jimi Hendrix, Beatles, Jim Morrison, Bob Dylan...

Uma revolução que não se fez só com tiros e bombas, mas com pichações, pedradas, reuniões de massa, autofalantes e muita irreverência.


.paris.une.usp.mariaantonia.mackenzie.primavera.ai-5.tortura.frankfurt.capitalismo.londres.feminismo.ditadura.rio.barricadas.cemmil.sorbone.tropicalismo.china.exílio.cores.praga.hippies.vietnã.flores.sãopaulo.paz.amor.guerrafria.roma.wayoflife.guerrilha.socialismo.milão.marx.berlim.psicodelico.anticoncepcional.mao.lsd.

É...1968 virou o mundo de cabeça pra baixo...mas parece que ao voltar à "posição normal", certas coisas ficaram perdidas...

Hoje, a maioria dos engravatados liga a TV e foge da política, comentando-a timidamente...
Não passam aos filhos o valor de um ideal...não criam neles a consciência política que foi capaz de sacudir o planeta há quarenta anos. Trauma?! Desilusão?! Esqueceram aquele ideal?!

Seja pelo o que for, por conta disso, a nossa geração se aliena...não protesta, não desperta, não vence.
A rebeldia se prende há um moicano verde, a um piercing na língua...música alta, luzes fortes...sexo, drogas e rock'n'roll...não por ideologia, mas por diversão.

Não há como julgar, o momento é outro, os problemas são outros...
2008 não é 1968...e ao contrário de como na canção de Elis, não somos os mesmos, nem vivemos como nossos pais.


Lívia Miranda.




Todos os créditos, deste brilhante texto, direcionados a Lívia Miranda, umas das mais queridas personalidades do curso de Letras da USP.
O Mundo Paralelo fica lisonjeado pelo apoio de pessoas tão importantes e significativas no cenário intelectual brasileiro, como neste caso.

20 comentários:

Lucas disse...

"Janis Joplin, Jimi Hendrix, Beatles, Jim Morrison, Bob Dylan..."
Os meus preferidos!

__
Lindo texto!

São outros os tempos, mas tá na hora de uma nova "baguncinha", não!?

Até Alí;

Dani Moscatelli disse...

Texto objetivo, complexo, e que levanta questões de extrema importancia na sociedade atual.

Essa comparação de décadas, posturas e atitudes que a autora propõe nos motiva a revisar nossos conceitos e a lembrar quais são os nossos verdadeiros ideais.

Perfeito.

Adorei o seu blog :)

Caaarla* disse...

meesmo eu nao fazendo idéia do q está escriito aí,
mesmo eu me sentindo maal por comentar aquii,
IOHOIUSASAIHSAUHSA'

VOCÊ EH PHOOOOODA LÍVIA ;D



s2'

Natália Cristine Prado disse...

Realmente belo texto! Acho que meu pai não fez nada disso, nem minha mãe o que é mto triste... nesse caso acho q sou meio como eles, mas tento nao ser tao alienada...

Bruna ℓ. disse...

Em primeiro lugar tenho a adicionar que além de "uma das mais queridas personalidades do curso de Letras da USP", a Licah é minha amiga.
Minha cara, quanto a essa anestesia política que os jovens de 68 tomaram, de fato, só é lamentável, pois o que reinou desde então foi o espírito do transgressor sem causa. Hoje as pessoas querem revolucionar e nem sabem o quê; não tem um ideal, só tem uma idealização. É isso que alimenta esse falso engajamento. Díficil achar alguém que seja sincero diante da sua revolta.
Quando aos nosso "velhos" acho que juntou um pouco de tudo que você disse... fora que esse "material world" onde vivemos é um convite ao individualismo... dando pra viver, o ser humano se acomoda e que se dane o que acontece com o resto do mundo.
No fundo, no fundo, ainda herdaremos o conformismo que nossos pais sentem agora, e mais, daqui uns anos, talvez sejamos sim como eles, o que é pior(ou não) de tudo isso.

Bises, ma cherie!
Eu adorei seu post! Grande estréia com o pé direito!
Très bien!

Anônimo disse...

É aonde estão esses jovens de 1968?
Na verdade, fico pensando...aqueles moços que na época tinham mais ou menos 20 anos hoje estão com aproximadamente 60 anos...o tempo passa, a vida ensina, e talvez depois de 40 anos vividos essas pessoas tenham aprendido alguma lição no sentido que é possível reclamar e mudar muita coisa de forma diversa da que elas faziam quando jovens.

B. disse...

Eu vivo me perguntando onde estão esse jovens. Concordo com vc em cada palavra. No meu blog vc pode encontrar o link do blog de um amigo q o nome eh "geração stand by", estamos conformados com mta coisa, e somos rendidos ao conformismo. Às vezes eu sinto vontade de unir esses jovens q asim como eu e vc, querem mudar o mundo; exatamente p/mudar alguma coisa, fazer valer e lutar pelos mesmos ideais ou mais avançados q nossos queridos astros de rock lutaram. Cadê o próximo cd do gun n' roses, "chinese democracy"? esse era um ótimo momento p/, depois de 14 anos, eles voltarem, poderia ajudar, quem sabe. O mundo se rendeu à beleza, à estética, a cinética imóvel.
Bjos. =*

Mahx. disse...

Tinha que ser a minha Licah viu!?

Parabéns pela grande idéia de faze-la escrever... Eu tbm tive essa idéia mas ela disse que pra mim não escreve!

¬¬'

Vc tem sorte viu? Saiba aproveitar.. ;D

Abraço Dan.

LiLith disse...

Muito legaal!

Essa epoca devia ser dureza!

;*

http://lilithcontodefarsas.blogspot.com/

Igor disse...

Muito bom (e crítico) texto.
A hipocrisia rege o nosso país.
Sempre foi assim.

victor disse...

opa!
pode ser!
pega la meu banner

eu vo por o seu link.. se vc tiver um banner vc me manda depois q eu troco

flws :D

Luciana disse...

Bah... acho que tudo pode ser simplesmente resumido à frase do texto:

"Seja pelo o que for, por conta disso, a nossa geração se aliena...não protesta, não desperta, não vence."

É incrível como a rebeldia e a luta por nossos direitos sofreu uma mutação tão grave que já nem mais deveria ser chamada desta forma.

Parabéns pela postagem.

abs

http://curiososecia.blogspot.com/

Dressa! disse...

É,essa menina tem futuro!

Li,parabéns pelo texto.
Devia coloca-lo no jornal,1ª página!
EU ia ler toda orgulhosa.

Está mesmo na hora de novas revoluções.Não sei se pelo mundo,mas aqui no nosso Brasil está.


Está afim de começa-la?!
asduhusahdhahds

Lembranças ao dono do blog,q por sinal não sei quem é...rs!!

=**

Anônimo disse...

Licah o texto ficou ótimo e de incrível bom gosto.
[A palavra correta já te disse no msn né?]
Rs*
Acredito que devamos nos mover,mas isso infelizmente é reservado sempre para uma minoria.
Boa parte dessa geração não sabia o que acontecia ao seu redor, era "poupada" das guerras (quentes, mornas ou frias),das tendências, e da verdade.
E essa boa parte ainda se conserva até hoje, porém temos mais meios de lutar e raramente isso é feito.
E isso deve acontecer independentemente do Rock e da Tropicália.Temos que nos mover por nós.

~JennizitahH-HimE~ disse...

Cara... eu amoO a livia... e viva o dia lesbico... kkkkkkkk
AmoO pra sempre, mesmooo que o sempre naum exista mais.
bjss manca do jueio veioO
=*

Arthur disse...

lívia, eu creio que o conformismo dos nossos pais seja fruto de uma desilusão que nós, jovens, ainda não temos por não termos visto a história repetir-se infinitas vezes, não importa o que tenha sido feito.
acho que as revoluções que os jovens promovem hoje envolvem mudar apenas o ambiente no qual estão enclausurados, e não o mundo. nosso pensamento é muito canalizado para o conformismo, ao passo que naquela época era canalizado para o contrário. nós somos uma reação ao ambiente, creio que 1968 foi uma moda que já passou e outras estão por vir... e como a história se repete, uma hora volta o sentimento de mudar o mundo de novo rs
bjos lívia, ô texto bom!

Unknown disse...

Essa Lívia tá me saindo uma ótima escritora não?!
Parabéns, Li, pelo texto lindo!!
Tinha q ser a produtora mais mais do CA!!

Bjãoooo da Barbarita

Licah... disse...

e o dan abandonou o blog...

=p

Anônimo disse...

Parabéns, Li, pelo texto lindo!! [2]
O mundo de hoje caiu muito no conformismo e uma espécie de eu-vivo-numa-bolha-egoista-e-que-se-foda-o-que-tiver-em-volta

Bruna Roberta Braz disse...

achei super bacana seu bloggg stou te seguindo se possivel me siga para mantermos contato